Teia dos Povos – I Encontro Nacional das Teias

Maio 2022 – Assentamento Terra Vista, Arataca, Bahia

– Relato de participação e proposta de tecermos a Teia dos Povos no Rio de Janeiro –

“Do dia 05 ao dia 09 de maio de 2022 aconteceu o I Encontro Nacional das Teias dos Povos, sob o tema “Tecendo Alianças para Fortalecer Nossas Lutas pelo Bem Viver dos Povos”. Trazendo consigo suas ancestralidades, encantarias, memórias de luta, saberes tradicionais e anseios de partilha, fizeram-se presentes articuladoras e articuladores de diversas regiões do Brasil em mais um passo na construção da grande aliança preta, indígena e popular tendo como princípios a luta por terra, território e bem viver.

“A Teia da Bahia acolheu, durante esses quatro dias, no Assentamento Terra Vista, na cidade de Arataca, no sul da estado, quebradeiras de coco, povos originários, quilombolas, pescadores artesanais, assentados e assentadas, angoleiros e angoleiras, sertanejos e sertanejas, camponeses e camponesas, povo de terreiro e aliadas e aliados, que vieram dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestes dias de Encontro, fortalecemos a relação entre as Teias através dos cantos sagrados, dos tambores, do rezo, da presença dos encantados, das lutas tradicionais, da alimentação saudável, das trocas afetivas e das discussões de horizontes.” (Trechos citados da Carta das Teias dos Povos do Brasil)

Do Rio de Janeiro participamos como pequena delegação do encontro, representando os Coletivos Formigação (Morro da Formiga/Tijuca) e Roça! (Maré) e a Associação dos Trabalhadores de Base (ATB/RJ), com apoio para as passagens da própria Teia dos Povos e da ATB/RJ. A diversidade, a experiência de companheiras e companheiros referências em luta por terra e território de lideranças de diversos povos e territórios, a articulação entre espiritualidade, ancestralidade e luta por dignidade fizeram do encontro uma experiência incrível. Em quatro dias de trocas, rituais, compartilhamento de experiências nos territórios, conversas sobre próximos passos, levados com muita seriedade ao mesmo tempo que muita alegria e sinceriedade, marcaram o encontro. E no ritual de encerramento as delegações dos estados Rondônia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul receberam das mãos de lutadoras das Teias do Maranhão e da Bahia, onde a Teia se tece a mais de dez anos, baneres da Teia, costurados com muito carinho, fortalecendo o compromisso de levar a proposta da Teia para lutas por terra e território em cada vez mais cantos do Brasil.

Enquanto grupo do Rio de Janeiro que participamos do encontro voltamos do Assentamento Terra Vista e trazemos desse encontro de convergências de rebeldia e dignidade uma tarefa não de um ou dois, e sim de muitos anos daqui pela frente, não de uma ou duas, e sim de muitas pessoas, bem expressa na Carta das Teias dos Povos:

“Retornaremos aos nossos territórios como sementes e brotando espiritualidade regada pelas práticas tradicionais e agroecológicas para nos enraizarmos em nosso lugar de bem viver. Convocamos todos os povos de Pindorama para estarmos juntos e traçar os fios desta grande teia.

Sempre lembrando que o que nos une é maior do que aquilo que nos separa!”

Trazemos essa tarefa com a humildade de quem sabe o limite do alcançe de seus passos, e ao mesmo tempo carrega a esperança de que muitas, muitos e muites se sintam tão inspirados pela proposta da Teia quanto a gente e cheguem juntos para tecê-lá.

Morro da Formiga e Timbau/Maré, 27/5/2022

Coletivo Formigação, Coletivo Roça! e ATB/RJ

Para quem gostaria de saber mais, chegar junto para tecer a Teia no Rio de Janeiro, entrem em contato (Por exemplo via email do Coletivo Roça!: caminhosdaroca@gmail.com)

Um relato amplo com fotos do encontro da Teia dos Povos encontra-se em https://teiadospovos.org/assentamento-terra-vista-recebe-o-i-encontro-nacional-das-teias-dos-povos/

A Carta das Teias dos Povos do Brasil do 08/05/2022 encontra-se em https://teiadospovos.org/carta-das-teias-dos-povos-do-brasil/

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s